Trabalho 01 ADM
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO - TURMA D
PROF° CLÁUDIO MAZZILLI
VAGNER DOS SANTOS RIBEIRO
ANÁLISE DO SISTEMA BUROCRÁTICO NO BRASIL
Reportagem 1:
Fonte: G1 de São Paulo. “Operação prende auditores suspeitos de desvios na Prefeitura de São Paulo.”
Quatro agentes ligados à subsecretaria da Receita acabaram detidos. Para prefeito, 'não há interface visível entre esquema e mundo político'.
A operação foi realizada pela Promotoria em conjunto com a Controladoria Geral do Município de São Paulo. Se o tempo total em que os operadores do grupo atuaram no suposto esquema for considerado, segundo a Controladoria, o valor pode chegar a R$ 500 milhões.
O prefeito disse, na tarde desta quarta, que a quadrilha foi descoberta pela identificação da Controladoria após o cruzamento do patrimônio dos envolvidos com a renda recebida. "Ainda não temos condições de apurar nesta fase de investigações todo o prejuízo causado aos cofres municipais", disse. "Para nós da Prefeitura é um dia importante porque é a demonstração cabal do acerto da criação da Controladoria"
O prefeito ressaltou a importância do funcionalismo público para a administração. "É possível você separar aquele percentual mínimo de servidores que comprometem toda uma categoria", afirmou.
Sobre o que deve acontecer com os quatro servidores envolvido com o desvio de recursos dos cofres públicos na esfera administrativa, o prefeito disse que vai ocorrer o habitual. "O de praxe. Você abre um processo administrativo disciplinar. Neste caso, o Ministério Público vai conduzir a investigação", disse.
O controlador-geral do município, Mario Spinelli, ressaltou que, apesar da instalação do processo administrativo, os servidores têm direito ao recurso do contraditório. "Se a comissão processante julgar que a penalidade será a demissão, isso ocorrerá", garantiu. Spinelli estima que os auditores desviavam cerca de 30% a 50% do total do