Trabalhar valores
A minha conversa com os outros poços...acontece ao nível da boca, ou vem da profundidade?
Estou viver na “boca” ou na “ profundidade” em contacto com o rio?
Objetivo
Introduzir o tema da cidadania moderna, tratando de seus aspectos teóricos e históricos.
Estratégias pedagógicas
Prática de leitura e interpretação crítica de textos, debates a partir de exposição oral, pesquisa histórica e apresentação de trabalho.
Aulas 1 e 2
Aula expositiva com ênfase na discussão da mutabilidade dos direitos de cidadania no decorrer de períodos históricos específicos, com o objetivo de diferenciar a cidadania moderna das formas de cidadania pré-modernas:
1) Para melhor entendimento do tema, o professor deve distinguir as formas pré-modernas de cidadania (períodos da Antiguidade Clássica e da Idade Média) e privilegiar o desenvolvimento da cidadania moderna.
2) A cidadania envolve um conjunto de direitos e deveres. Porém, em cada um dos períodos históricos mencionados acima, a cidadania assumiu uma configuração específica. Ou seja, os direitos e deveres eram distintos em cada época, como também eram distintos os indivíduos (ou parcelas da população) que detinham o status de cidadão.
3) Na Grécia Antiga, somente os homens adultos que detinham posses (basicamente, terras e escravos) eram considerados cidadãos com direito de participação nos assuntos políticos da comunidade (as mulheres e crianças estavam excluídas desse direito). Nesse caso, havia chances de se alterar o status social, à medida que os homens adultos conseguissem adquirir terras ou escravos.
4) No período medieval, a cidadania se adapta à ordem social baseada em direitos e deveres assegurados por preceitos e costumes tradicionais. A comunidade é altamente hierarquizada e se divide em súditos e governantes cujo poder é hereditário. Por conseguinte, a ordem social é quase