Trabalhando o Preconceito Racial no Espaço Escolar
9
1 INTRODUÇÃO
A educação é um direito de todos, e o Brasil de hoje, graças aos esforços realizados nos últimos anos, já está muito próximo de ter todas as suas crianças na escola. Isso é a construção um Brasil mais justo. Mas não é o suficiente. É preciso, ainda, que a educação tenha qualidade, que sirva para abrir os espíritos, não para fechá-los, que respeite e promova o respeito o respeito as diferenças culturais, que ajude a fortalecer nos corações e mentes de todos os brasileiros o ideal da igualdade.
A atenção a esse tipo de problema e necessariamente parte do programa de educação de qualquer povo que tenha, para si próprio, um projeto de justiça e desenvolvimento.
A população afro descendente no Brasil tem características culturais muito marcantes, que precisam ser mais estudadas e entendidas, já que a contribuição dos inúmeros países africanos não é muito significativo para todos os setores da vida brasileira, que se relacionem a linguagem, a vida familiar, ou a comunidade religiosa.
Muitos são os caminhos que permitem a realização de sonhos sonhados! Lidar com a pluralidade cultural brasileira é realizar um deles, já que aproxima educadores e alunos, possibilitando o diálogo, construindo a ponte escola-vida.
2 justificativa
Definição de PRECONCEITO: Opinião ou sentimento favorável ou desfavorável, concebido sem exame crítico; sentimento ou parecer insensato de natureza hostil, assumindo em consequência de generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância; estereótipo.
O racismo e a ignorância andam sempre de mãos dadas. Não há preconceito racial que não resista à luz do conhecimento, onde o saber é o melhor remédio.
A sociedade brasileira tem razões de sobra para se preocupar com estas questões.