TRABALHANDO O CAMPO ADITIVO
Fui fazer compras no supermercado e levei R$ 185,00. Minha mãe pediu para eu comprar: 3 pacotes de bolachas, 2 pasta de dentes, 4 rolos de papel higiênico, 1 amaciante, 2 pacotes de farinha, 1 kg de arroz e um sabão em pó. Será que vou conseguir pagar tudo? a) Quanto gastei ao todo nas compras feitas?
b) Quanto sobrou de troco?
c) Se eu comprasse mais 2 margarinas, quanto gastaria?
d) O dinheiro que levei foi suficiente?
e) Se eu não comprasse o amaciante quanto sobraria?
f) Quais os produtos que paguei mais caro e qual o valor da soma do dois?
Para realizar essa atividades usei encartes de lojas e supermercados.
A maior dificuldade que noto sempre que trabalho histórias matemáticas é a pegunta frequente que meus alunos fazem. É de menos ou de mais?
Para não dar a resposta que eles procuram tento mostrar o valor da compra, o custo de cada mercadoria e faço perguntas colocando no quadro formas diferentes de chegarmos a um resultado. INTERVENÇÕES: Procuro exemplificar sempre antes mostrando as unidades, dezenas, centenas e milhar com o material dourado, que é de uso comum entre eles.
Usando o quadro negro peço que eles mostrem como e qual operação usaram para calcularem os valores. Tenho uma turma muito dinâmica e bastante crítica, eles aprendem com facilidade, sempre mostrando muito interesse pelo conteúdo trabalhado.
Minhas aulas são com muitos recortes, colagens e uso de material concreto como mostro nas fotos abaixo.
Estou sempre interagindo com o grande grupo, questionando, desafiando, tirando dúvidas pertinentes ao conteúdo e auxiliando individualmente.
Hoje vejo a importância de explorar e estimular o aluno a usar seus conhecimentos prévios, com temas de seu cotidiano na construção da estrutura do pensamento para que ele entenda o significado das operações, pois só mais tarde é que poderei apresentar a teoria a eles.