TRABALHANDO COM PROJETOS EM SALA DE AULA
1. Escolha do Tema:
Segundo Gandin e Franke (.......) a escolha do tema pode partir do incentivo natural, gestado no grupo, ou proposto, sugerido.
O incentivo natural pode ser mobilizado pelo grupo acerca de um determinado assunto. O grupo elenca dúvidas, indagações e informações sobre o tema e o professor deve organizar e identificar, articulando o assunto com seu planejamento. Partindo desse incentivo, pode-se planejar outro, para confirmar ou direcionar o interesse e construir o propósito.
Já o proposto, parte-se de uma necessidade destacada no grupo, no qual o professor propõe uma determinada atividade com a finalidade de propiciar condições para reflexão acerca do assunto, levantar questionamento, conhecimentos prévios, sentimentos, enfim, possibilitar a construção de um propósito coletivo.
É importante salientar que o tema de um projeto de estudo pode ser construido por meio de experiências vividas pelas crianças e/ou adolescentes ou proposto pelo professor, pais, comunidade e outro interlocutores sociais. Portanto, podem surgir projetos que ultrapassam os limites da sala de aula e da instituição escolar, possibilitando o insentivo e a valorização da coletividade.
2. Propósito/Objetivo:
De acordo com os autores, significa decidir coletivamente “o que fazer”, segundo a função ou o interesse destacado. Geralmente, o propósito é algo concreto, planejado com a finalidade de registrar os conhecimentos que vão sendo construido no decorrer do projeto. Eles destacam que quanto menor a criança, maior é a possibilidade do propósito ter uma finalidade construtiva, prática, concreta.
Destaca-se ainda a importância que esteja bem definido e registrado o “para que fazer” e o “por que fazer”, para ter consciência da importância do que está sendo estudado. A justificativa do “por quê?” pode ser retirada do Projeto Político Pedagógico da escola.
3. Planejamento do Trabalho (plano