Trabalhando com Lipídios
Para serem estudados os lipídios devem ser extraídos e fragmentados por solventes orgânicos e técnicas de purificação. Por serem hidrofóbicos não são dissolvidos em água. Um extrator muito utilizado é a mistura homogênea de clorofórmio, metanol e água (esta em menor quantidade). Há também várias técnicas de purificação, são elas: Cromatografia de adsorção, Cromatografia gás-líquido, hidrólise específica e espectrometria de massa.
Na cromatografia de adsorção, ocorre uma separação de lipídeos baseada nas diferenças de polaridade na qual se usa uma forma de ácido silícico para atrair os lipídios mais polares.
Na cromatografia gás-líquido, acontece uma fragmentação de lipídios por meio de suas diferenças de pontos de ebulição. São usados técnicas que modificam essas temperaturas de ebulição como adição de metanol/NaOH o que possibilita a transesterificação de ácidos graxos.
Na hidrólise específica, encontram-se enzimas que atuam em partes específicas dos lipídios determinando, desta forma, a estrutura de um lipídio.
Na espectrometria de massa, têm-se uma maior eficiência para determinar a estrutura de um lipídio. Esta técnica atua especificando o tamanho de cadeias carbônicas e a posição de suas insaturações. Desse modo, distinguem-se lipídios de cadeias semelhantes.
REFERÊNCIAS
Lehninger. Princípios da bioquímica. 3ª edição. Agosto de 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
RAULRIBEIRO DE ANDRADE
LIPÍDIOS
MACEIÓ-AL
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA – FOUFAL
LIPÍDIOS: TRABALHANDO COM LIPÍDIOS
Trabalho para avaliação
Da disciplina Bioquímica.
Orientado pela professora
Maria Elizabeth Costa