Trabalhamos com um objeto construído
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Letras e Ciências Sociais
Curso de Graduação em Ciências Sociais
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais I
Aluna: Themis Macedo Cardoso Possidério – Matrícula: 2009340386
Questão: 1. Estabeleça uma análise entre a afirmação de Pedro Demo de que “trabalhamos com um objeto construído” e a proposta de pesquisa como artesanato intelectual de W. Mills.
O objeto de estudo das ciências sociais é a própria sociedade, sendo assim, está em constante mudança. Não se trata de um objeto estático, mas dinâmico cheio de nuances, que muitas vezes, para ser visto como é, se faz necessário preparação de quem observa para posteriormente estudar. È sobre essa preparação do observados que Pedro Demo (Introdução à Metodologia da Ciência) e Wright Mills (Artesanato Intelectual) tratam em seus textos e que este trabalho pretende analisar.
Tanto Demo quanto Mill falam sobre a necessidade do preparo meticuloso do cientista social. Demo diz que “as realidades estão em contínua fermentação”(p.15), ou seja, as realidades que compõem o cotidiano estão construindo a história a todo instante e dessa forma não há uma só história, mas várias que estão em constante mudança. O fato é que mesmo que muito bem preparado para observar a sociedade, o cientista sempre se depara com uma realidade que nunca pode ser enquadrada em uma só teoria, uma só explicação. O que o cientista faz é se aproximar ao máximo da explicação que dá conta do seu recorte, levando em consideração as necessidades que permeiam o momento histórico de sua pesquisa.
O cientista interpreta a realidade, ele investiga em conformidade com o que a sociedade se interessa. Há uma necessidade de produção de conhecimento, essa necessidade é atrelada ao momento histórico e cabe ao cientista investigar. Ele vai dar conta dessa investigação quando consegue se distanciar da realidade e fazer uma análise