Trabalha materiais ii
O concreto é uma rocha artificial formada por uma mistura de agregados graúdos, miúdo e material ligante, podendo ter ainda aditivos químicos e minerais. Os agregados são normalmente classificados por origem, tamanho, forma e textura. O material aglomerante normalmente usado no concreto estrutural é o Cimento Portland misturado com água potável. Esta mistura inicia uma reação química cujo resultado é a formação do "Gel", o principal agente ligante.
O concreto, devido às suas inúmeras vantagens, tem sido o material mais usado na construção de prédios residenciais, comerciais, industriais e públicos, pontes, viadutos, barragens, túneis, silos, reservatórios, etc. Entre as vantagens deste material de construção podem ser citadas o seu baixo custo relativo, a disponibilidade dos seus materiais componentes em quase todos os lugares, suas versatilidade e adaptabilidade, sua durabilidade e sua possibilidade de incorporar com vantagens rejeitos industriais poluentes.
As propriedades do concreto e sua importância para os engenheiros se dividem em duas fases da sua vida; fase de mistura, lançamento, compactação e acabamento e a fase do concreto em endurecimento, endurecido e em serviço. Trabalhabilidade, plasticidade, retração autógena, tempo de pega inicial e tempo de pega final são alguns exemplos das propriedades do concreto na primeira fase. Resistência do concreto à compressão e à tração, resistência ao desgaste superficial, resistência ao impacto, módulo de elasticidade, porosidade, fluência e retração são outros alguns exemplos de propriedades do concreto na segunda fase.
Para ter-se um concreto na estrutura com as características desejadas, durável e de boa aparência a armadura, é necessário que o traço do concreto seja bem elaborado e suas propriedades investigadas no laboratório e no campo e que todos os cuidados de seleção dos materiais, preparação, lançamento do concreto e cura sejam tomados.
A recente utilização de novos aditivos