Trabala
Vetores
Um vetor é uma seqüência de vários valores do mesmo tipo, armazenados seqüencialmente na memória, e fazendo uso de um mesmo nome de variável para acessar esses valores. Um vetor também pode ser entendido logicamente como uma lista de elementos de um mesmo tipo. Cada elemento desta seqüência pode ser acessado individualmente através de um índice dado por um número inteiro. Os elementos são indexados de 0 até n-1, onde n é a quantidade de elementos do vetor. O valor de n também é chamado de dimensão ou tamanho do vetor. O vetor tem tamanho fixo durante a execução do programa, definido na declaração. Durante a execução não é possível aumentar ou diminuir o tamanho do vetor.
Note que a numeração começa em zero, e não em um. Essa é uma fonte comum de erros.
A Figura 1 ilustra um vetor com 10 elementos, denominados v0, v1, … v9, todos eles de tipo int. É importante saber que os elementos do vetor são armazenados sequencialmente na memória do computador. Se cada valor de tipo int ocupar 4 bytes de memória, teremos 40 bytes consecutivos reservados na memória do computador para armazenar todos os valores do vetor. No entanto, por ora, não faremos uso explícito dessa informação, uma vez que o compilador se encarregará de endereçar cada elemento do vetor automaticamente, conforme as necessiades do programador.
Implementação de Vetores e Matrizes em Linguagem C.
Na linguagem C, todos os vetores têm um tamanho fixo, e que não pode variar durante a execução do programa. Mas como proceder quando o tamanho do vetor não pode ser previsto até o momento da execução?
Considere um programa que lê n valores e os armazena no vetor. O valor n é informado pelo usuário durante a execução do programa. A linguagem C não oferece recursos para se declarar um vetor cujo tamanho se ajuste automaticamente ao número n de