Trabakho de Contabilidade
A Contabilidade Gerencial é uma área contábil autônoma, que enfoca a análise dos dados como ferramenta de planejamento, controle e tomada de decisão.
Ela possui caráter integrativo, ou seja, enquanto outros segmentos da ciência contábil tratam os temas e os analisam de forma isolada, a Contabilidade Gerencial trata-os como um conjunto único, para analise do resultado global.
Podemos também considera-la um processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para pagamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.
Para ajudar a discernir a Contabilidade Gerencial das demais ciências contábeis e clarear seu conceito, faremos uma breve comparação com a contabilidade financeira: enquanto a Contabilidade Gerencial utiliza documentos produzidos pela contabilidade para planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão, a Contabilidade Financeira os utiliza para facilitar a análise financeira, para prestação de contas e apuração do resultado.
Em suma, o ponto fundamental da contabilidade Gerencial é o uso da informação Contábil como ferramenta para administração.
2 HISTÓRICO
A Contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis.
Em termos de registro histórico, é importante destacar a obra “Suma de arithmética, geometria, proportioni et proportionalita, do Frei Pacioli, publicado em Veneza em 1994 (pouco depois da invenção da impressora e um primeiro impresso do mundo). Esta obra descreve, num de seus capítulos, um método empregado no controle de suas operações, posteriormente denominado método das partidas dobradas ou método de Veneza.
Nos séculos seguintes ao livro de Pacioli, a Contabilidade expandiu sua utilização para instituições como