Trabai De Hist
A guerra do paraguai foi um dos mais importantes fatores no apogeu e no declinio do 2 reinado. A guerra trousse consigo varios custos, que tiveram que ser arcados por meio de emprestimos com bancarios ingleses. E sua prolongada duraçao promoveu a insatisfaçao da sociedade brasileira, que sentia diretamente o impacto causado e arcava com os elevados custos de se manter uma guerra. O fim do conflito deixou a entender que o 3 reinado nao viria a se concretizar , uma vez que muitos visavam a alternancia de regime e a morte do imperador. Alem da guerra do paraguai, muitos outros fatores influenciaram diretamente na desconstruçao do regime, como a fundaçao do partido republicano em 1870, conflitos internos na politica e tambem o fato dos conservadores terem assumido o poder, gerando insatisfaçao no partido liberal. Todos esses fatores aliados ao fortalecimento da imprença da epoca, favoreceram para o declinio da monarquia e assunçao da republica.
O exercito brasileiro, marginalizado no cenario nacional, criou perspectivas com o termino do embate com os paraguaios. Ouve tambem uma reduçao consideravel no numero de soldados e uma mudança de mentalidade dos militares. Tais fatos favoreceram a um aumento da insatisfaçao por parte dos militares em relaçao ao imperio. Muitos dos militares tambem se negavam a buscar escravos fugitivos e alguns adotavam ideias abolicionistas. E muito importante ressaltar tambem o surgimento da guarda nacional que acatou na diminuiçao ainda mais no numero de oficiais e consequentemente em uma insatisfaçao ainda maior.
A igreja se mantinha fiel a monarquia, e com a instauraçao da republica e a separaçao entre igreja e estado, ouve a primeira pastoral coletiva da história do brasil.
Os ultimos anos da monarquia no Brasil foram intensos, e os movimentos abolicionistas ganahram ainda mais forças, podendo contar com a divulgaçao da imprensa e a participaçao de algumas camadas sociais. A fuga dos escravos nas grandes fazendas