Trabaho
Pensador alemão, nasceu na província de alemã de Reno, e iniciou seus estudos em Direito na universidade de Bonn.
Já na universidade de Berlin inicia seus estudos críticos e filosóficos estudando as obras de Hegel e Feuerbach. Antes de publicar sua obra prima O Capital, Marx escreveu artigos para jornais e revistas fazendo suas criticas ao capitalismo e proclamando a luta e classes com em seu famoso Manifesto do Partido Comunista, escrito para o congresso da Liga dos Comunistas, da qual era membro.
Como sua obra foi por muito tempo ignorada pela academia, o filosofo passou por privações econômicas até sua morte, sendo ajudado por seu amigo e colaborador Friedrich Engels.
Karl Marx formulou diversos conceitos, entre eles :
- Modo de produção: assim entenderemos como funciona o processo em que o homem usa os recursos naturais para suas necessidades. Para produzir é necessário trabalhar usando a força e os recursos naturais,essa força varia de acordo a época já que os conhecimentos são aprimorados em conjunto.
Esse conceito estar completamente relacionado a engenharia, onde utilizando a força brutal e a tecnologia juntamente com os recursos naturais criamos empreendimentos e soluções para a sociedade.
- Relações de Produção: o modo de produção capitalista corresponde essencialmente uma relação social entre duas classes, a burguesia que possui o monopólio dos meios de produção e o dinheiro explorando a classe dos trabalhadores que possui a força de trabalho assim a burguesia acumula recursos capitais.
Tal relação é totalmente visivel onde para a construção de qualquer empreendimento precisasse da mão de obra e do investidor, onde ganha quem possui mais conhecimento e não força braçal.
- Mais-valia: é a diferença entre o valor adicionado pelos trabalhadores e o salário que recebem. A mais-valia definida desta maneira é em tudo semelhante ao trabalho gratuito que escravos ou servos entregavam a seus senhores. É uma forma disfarçada de transferência de um