Trabaho de SD
NUCLEO DE NOVA CRUZ
DISCIPLINA: Sistemas Distribuídos
DISCENTE: Izaiane Silva
DOCENTE: Felipe Denis
Pesquisa Bibliográfica avaliativa para posterior
Obtenção parcial da nota da unidade.
Nova Cruz, 15.05.2014
COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA
A ideia da computação ubíqua é exatamente a junção da computação móvel com a computação pervasiva o que permite a comunicação de dispositivos o que expande a computação para fora das estações de trabalho e computadores pessoais, que tem como objetivo integrar totalmente a relação tecnologia/maquina com os seres humanos.
Surge então esta da necessidade de se integrar mobilidade com a funcionalidade da
computação
pervasiva,
ou
seja,
qualquer
dispositivo
computacional, enquanto em movimento conosco, pode construir, dinamicamente, modelos computacionais dos ambientes nos quais nos movemos e configurar seus serviços dependendo da necessidade.
Assim sendo a computação ubíqua não é uma realidade virtual, não é um assistente digital pessoal, esta possui uma diversidade de dispositivos conectados entre si em todos os lugares a um custo acessível, o que facilita ao usuário a praticidade no trafego de objetos uma vez que a informação poderá ser acessada em qualquer lugar e momento, pois esses dispositivos atuam de forma discreta nos ambientes onde estão implantados. Outra característica importante da computação ubíqua é a onipresença, onde os dispositivos computacionais podem e devem estar presentes a qualquer hora e lugar.
Já a computação pervasiva vem ganhando sua forma conforme a evolução das técnicas de engenharia, hardware e software se integram para produzir um resultado amigável e quase imperceptível ao usuário final, que de fato é o conceito de pervasividade.
O que era uma área dominada e acessível somente a especialistas no assunto, tem se tornado uma realidade cada vez mais presente no cotidiano de todas as pessoas. Novos