TRABAHO DE GEOGRAFIA SOBRE MAPAS 2
Introdução 4
Geoprocessamento 5
Imagens por satélite 6
Sensoriamento remoto 7
Fotogrametria 8
Cartografia Digital x
Conclusão x
Referências x
Introdução Segundo a Sociedade Americana de Fotogrametria (SLAMA, 1980) um mapa é a representação (geralmente sobre uma superfície plana) de toda ou de uma região da Terra, mostrando o tamanho relativo e a posição das feições em uma determinada escala ou projeção.
Mais do que uma ferramenta de orientação e localização, os mapas se transformaram num recurso importante para a expansão das civilizações, e para a ampliação dos conhecimentos sobre o planeta e a vida na Terra e o seu desenvolvimento foi colocado a serviço do poder.
Com os avanços tecnológicos, os modos de se fazer mapas atualmente, é muito mais fácil, existindo vários métodos que contribuem para a construção dos Mapas como será apresentado a seguir.
Geoprocessamento
Com o avanço da informática e da tecnologia nos últimos tempos, a obtenção de informações e de dados é bem mais prática. O Geoprocessamento surgiu baseado nessas condições, antigamente para obter determinados tipos de informação, demoravam-se anos para se chegar a uma conclusão, hoje com a ajuda de softwares e hardwares e da própria WEB isso se tornou bem mais fácil.
A palavra Geoprocessamento vem da junção da palavra grega gew que significa Terra, com o termo latino processus que significa progresso, andar avante. Com essa definição podemos concluir que Geoprocessamento é uma melhora na interpretação e representação da superfície terrestre.
Geoprocessamento é a informatização de dados cartográficos e de dados georreferenciados (atividade que consiste em referenciar dados ou objetos com base em sua localização geográfica).
Os programas ou meios utilizados para o Geoprocessamento são Sistemas de Informações Geográficas- SIG, originalmente chamado Geography Information System- GIS, originados em 1960 no Canadá,