trabaho ciencias contabeis
RAFAEL GOMES DA SILVA
A LUTA PELO DIREITO
CURITIBA
SETEMBRO/2014
RAFAEL GOMES DA SILVA
RESENHA CRITICA: A LUTA PELO DIREITO
Trabalho de graduação apresentado a disciplina de Direito público e privado, 2° período, noturno, do curso de Ciências contábeis, da Faculdade Doutor Leocádio José Correia.
Professor:
CURITIBA
SETEMBRO/ 2014
IHERING, Rudolf Von. 1818-1892 A Luta pelo Direito. 1ª São Paulo / SP. Editora Centauro Ltda., 2002. “Der Kampf um’s recht.”
“A luta pelo direito” trata-se de um renomado jurista alemão Rudolf Von Ihering. Trata-se de uma discussão jurídica. O livro apresenta-se intercalada por um prefácio, introdução e dois capítulos, originada de um congresso apresentado à Sociedade Jurídica de Viena pelo próprio em 1872. Logo no prefácio Rudolf Von afirma que a principal razão para a organização da obra, foi a intenção de se criar uma tese ético-prática e não unicamente uma teoria.
Para ele, o Direito tem um propósito, cujo é a paz, e a luta é o meio de se alcança-la. Esse pensamento tornou-se observado pelo direito, junto a preocupação para se alcançar tal fim, que se torna uma incessante luta contra a falta de justiça. Parece ser uma discussão importante e essencial do direito, e foi através dele que todos os direitos do mundo em que vivemos foram adquiridos. Longe de ser somente uma ideia, para o autor é uma autoridade plena, que só se fortalece quando se firma em equilíbrio. “A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do direito.”.
O autor transparece, ainda no prefacio, a sua indignação quanto ao pouco caso feito no julgamento de Antônio, aos direitos de Shylock. Shakespeare não contava com tanta crítica de um leitor articulado no caso do mercador injustiçado, como ele induzia a pensar.
O intelecto menos entregue ao passional não consideraria a atitude do