Trab1
Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração
Mestrado em Administração
Resenha do Livro: Princípios da Administração Científica, de F. Taylor
Aluno: Jéssica Alessandra Santos Brito
______________________________________________________________________
Taylor foi um dos precursores no estudo da Administração. Neste livro ele buscou apresentar maneiras de melhoria de eficiência e produtividade, as quais ele denominou de “Princípios da Administração Científica”. Para isso ele dividiu o mesmo em três partes: introdução, fundamentos da Administração Científica e princípios da Administração Científica.
A primeira parte traz a fala do presidente Roosevelt a respeito de eficiência e os objetivos do livro. No capítulo seguinte, Fundamentos da Administração Científica, Taylor afirma que os problemas enfrentados pelas indústrias poderiam ser divididos em três fatores: a vadiagem por parte dos operadores, que diminuíam a velocidade de fabricação, o desconhecimento por parte da gerência da rotina de trabalho e dos tempos necessários à execução das tarefas e a falta de uniformidade nos métodos e técnicas utilizados. Com o intuito de resolver estes problemas, Taylor desenvolveu os Princípios da Administração Científica, os quais são apresentados no terceiro capítulo do livro.
Após a realização de diversas análises científicas o autor desenvolveu os métodos que deveriam ser utilizados pelos trabalhadores para que eles desempenhassem suas atividades de forma a conseguirem aumentar a sua eficiência.
Pode-se dizer que estão entre os principais pontos abordados por Taylor:
- A seleção do trabalhador: deve-se buscar o melhor tipo físico do trabalhador para a execução de determinada tarefa;
- Tempo-padrão: existência de parâmetros de controle da produtividade do trabalhador;
- Incentivo salarial: os trabalhadores devem receber de acordo com a quantidade produzida por eles;
- Conciliação entre os interesses dos operários e da Administração;