TRAB013
1133 palavras
5 páginas
A Nova República1. A eleição de Tancredo Neves
Com a derrota da emenda que propunha eleições diretas para a presidência, os partidos políticos começaram a lançar os seus candidatos.
O Partido democrático social (PDS) lançou o candidato Paulo Maluf, mas os representantes a ala Liberal (Marcos Maciel, José Sarney e Aureliano Chaves) discordaram da decisão e criaram um novo partido, o PFL ( Partido da Frente Lidberal) PMDB lançou como candidato a presidência Tancredo Neves. O PMDB foi apoiado pelo PFL, formou-se então a Aliança Democrática. Com a aliança e um acordo Político o PFL lançou José Sarney como vice-presidente de Tancredo Neves. O Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil, negaram-se a participar das eleições, pois consideravam os candidatos ilegítimos. Em 15 de Novembro de 1985 Tancredo Neves foi eleito Presidente da República do Brasil acabando assim com a ditadura militar. Em 14 de Março, um dia antes da sua posse Tancredo Neves foi internado, seu caso foi se agravando e o mesmo faleceu no dia 21 de Abril. Tancredo Neves nem chegou a tomar posse do Cargo de Presideneda República. José Sarney que era o Vice Presidente tomou posse do cargo dando início a uma nova fase Nova República
2. O Governo de Sarney
José Sarney compôs o seu ministério com pessoas indicadas por Tancredo Neves. Para acabar com seu caráter autoritário ele mandou ao Congresso várias emendas à Constituição de 1967. As emendas aprovadas foram aquelas eu estabeleciam eleições diretas para presidente e para os prefeitos das capitais e das áreas de segurança nacional; mandato de cinco anospara presidente; o direito de voto aos analfabetos; a liberdade para formação de partidos políticos e representação política para o Distrito Federal.
Sarney convocou uma Assembléia Nacional Constituinte e coube ao Congresso Nacional elaborar uma nova Constituição para o país.
A Constituição de 1998
Foi no 5 de Outubro de 1988, a Constituição mais democrática que o Brasil