trab
1-Os racionalistas tinham como palavra chave a razão; já os empiristas afirmavam que o conhecimento partia da experiência
2-O palco inicial do empirismo foi a Inglaterra. Nesse país a burguesia, a partir do século XVII, conquistou não apenas poder econômico, mas também poder político e ideológico, impondo o fim do absolutismo monárquico. Essa ascensão da burguesia relaciona-se, no plano epistemológico, ao empirismo e, no plano sociopolítico, ao nascimento do liberalismo.
3-No pensamento de Thomas Hobbes: “Não há lugar para a liberdade”, está relacionado à maioria das pessoas de nossa sociedade atual, não temos a liberdade de nos expressarmos como queremos, estamos algemados a uma políticarepleta de fraudes e erros, onde homens enriquecem rapidamente com o dinheiro público, dinheiro este que deveria ser usado para o bem da população e não do político. A liberdade vem desaparecendo a cada dia de nossas vidas, enfim “Não há lugar para a liberdade?”. Era este o pensamento de Thomas Hobbes a respeito da sociedade de sua época e infelizmente a que vivemos até hoje, onde muitos têm pouco e poucos têm muito!
4-Segundo essa afirmação de John Locke que “a mente humana, no instante do nascimento, é uma tabula rasa” quer dizer que quando uma pessoa nasce sua mente é como uma tábua (tabula) plana (rasa), ou seja, como se fosse um papel em branco, e no decorrer da vida esse papel seja escrito os fatos e os acontecimentos de uma vida inteira, sejam eles acontecimentos bons que formam um bom caráter ou ruins que geram um mau caráter, mais isso depende do artista que nos torna em ótimas esculturas já que somos tábuas lisas prontas a serem esculpidas segundo Locke.
5-Assim como para ele não existiam ideias inatas, assim também não deveria existir poder inato (ou deorigem divina) como defendia os adeptos do absolutismo Monárquico.
6-“Ser é perceber e ser percebido”, ou seja, ser alguém é notar e ser notado, então se eu percebo também posso ser notado, enfim, se percebo o