Trab
GUARAPUAVA
2015
ALAN PATRICK SCARIOTT
FLAVIO BALDUINO SOARES
JAIR MAURICIO DOS SANTOS
LUCAS MIERZVA
MAYKE MATSUMOTO
GUARAPUAVA
2015
COMÉRCIO ELETRÔNICO
UM BREVE HISTÓRICO
O comércio surgiu com as primeiras sociedades. Nele consiste o processo de comprar, vender e trocar produtos e serviços. Praticado pelos primeiros povos apenas a troca, sendo os Fenícios, Árabes, Assírios e Babilônios que o incrementaram, introduzindo a compra a venda com as expedições e a descoberta de novos mundos, com a utilização de pedras e metais preciosos, com o desenvolvimento científico industrial e os meios de comunicação. Muitos dos primeiros vendedores viajavam por semanas, meses e até anos para anunciarem seus produtos, os quais eram vendidos como novos durante um longo período.
A partir do século XX, a rede mundial de computadores, popular Internet que surgia nos EUA em 1969 durante o projeto da Arpanet na época da guerra fria, jamais deixou de evoluir e faz com que hoje os diferentes tipos de produtos e serviços cheguem simultaneamente em velocidade rápida em todo o mundo.
Inicialmente, CE significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, usando tecnologias como Eletronic Data Interchange (EDI) e Eletronic Funds Transfer (EFT). Ambas introduzidas no final dos anos 70, permitiam que empresas enviassem documentos comerciais como ordem de compras e contas eletronicamente. Com o crescimento e a aceitação de cartões de créditos, caixas eletrônicos, serviços de atendimento ao cliente (SAC), no final dos anos 80 também eram formas de CE. Mesmo a internet tendo se popularizado mundialmente em 94, somente cinco anos depois, os protocolos de segurança e a tecnologia Digital Subscriber Line (DSL) foram introduzidos, permitindo uma conexão contínua com a Internet.
Hoje, entende-se por comércio eletrônico todo o processo de se comprar e vender produtos e serviços pela Internet ou por outro meio eletrônico,