TRAB
Recrutamento e Seleção: o Caso Sos Cardio de
Sc
Salvelina Avancini salvetety@gmail.com UNIASSELVI/FADESC
Helio Alves da Cruz adm.helio@bol.com.br UNIASSELVI/FADESC
Resumo:Tem por objetivo este artigo buscar conhecer o processo de seleção e recrutamento de pessoal em uma instituição hospitalar da grande Florianópolis. Como metodologia adotou a pesquisa bibliográfica para o aprofundamento teórico do assunto e posteriormente aplicado questionário com perguntas semiestruturadas ao gestor de pessoas da instituição. Verificou-se que as técnicas de recrutamento e seleção da instituição se assemelham ao apontado na literatura. Porém, há especificidades por ser uma área da saúde. Cargos que exigem capacidade técnica especializada por ter sua forma de recrutamento e seleção de forma diferenciada e geralmente não ficam a cargo do setor de gestão de pessoas. São realizadas pela própria equipe como no caso de cirurgiões cardíacos.
Palavras Chave: Gestão de Pessoas - Recrutamento - Seleção - Saúde - Prática
1 INTRODUÇÃO
As organizações de qualquer natureza estão inseridas em um contexto marcado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, e por isso, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos. A gestão de pessoas em uma organização pode ser definida como conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos. Entre as funções que competem a gestão de pessoas está o recrutamento e seleção que consiste na busca por profissionais qualificados, que atendam as expectativas técnicas e perfil para preencher cargos disponíveis nas organizações.
Recrutamento e seleção também constitui-se na etapa inicial de ingresso de colaboradores de uma empresa e por isso mesmo, devem estar alinhados aos objetivos, estratégias e cultura organizacional da organização. Ganham importância quando vistos sob a ótica de que os