TRAB
O papel da contabilidade vem com a finalidade de apresentar informações relevantes e reais sobre o patrimônio de uma entidade, sendo de muito interesse para o (os) sócio (os), pois permite obter conhecimento econômico e financeiro de uma empresa para assim poderem tomar quaisquer decisões com base nos dados apresentados pelo contador.
Assim evitando tomadas de decisões erradas para com a empresa, isso acontece quando não se tem o conhecimento exato da situação patrimonial da entidade.
Todos os dados fornecidos pelo contador/contabilidade a respeito de determinadas entidades permite saber se a empresa tem condições de cumprir as suas obrigações, sejam elas de fornecer os seus serviços ou produtos a tempo e na melhor qualidade, seja pagar suas dívidas, cumprir com as suas obrigações fiscais, cumprir com suas obrigações trabalhistas entre outras informações relevantes.
Assim, ao longo do tempo de vida de uma empresa a contabilidade permite-nos estabelecer padrões, saber quais as variáveis com mais impacto no resultado, saber quais os aspectos que requerem mais atenção. Podemos inclusivamente dizer que a contabilidade é o livro de uma empresa onde tudo fica registado e a sua leitura permite tirar conclusões úteis, que se bem geridas garantem a sua continuidade.
Nosso país possui atualmente 12.904.523 (Doze Milhões, Novecentos e Quatro Mil, Quinhentos e Vinte e Três) empreendimentos, incluindo seus estabelecimentos matriz e filial. Destes, 11.663.454 são de empresas e empreendimentos privados, 1.144.081 de entidades privadas sem fins lucrativos, e 96.988 de entidades públicas governamentais. Podendo ser observado o percentual do número das empresas em nosso país