trab
Segundo Weineck (1999), para otimização dos estímulos de sessões isoladas de treinamento em sua totalidade, é necessário o conhecimento dos seguintes componentes:
Volume: duração e quantidade de estímulos por unidade de treinamento, ou seja, representa o total de trabalho realizado durante o treinamento.
Intensidade: força de cada um dos estímulos. Porcentagem do desempenho máximo. Grau de esforço exigido por um exercício.
Densidade: relação temporal entre as fases de carga e de recuperação. Estabelece a relação duração de estimulo, e pausa aplicada entre as repetições deste estimulo.
Duração: duração do influxo de um estímulo isolado e de uma serie de estímulos, tempo de aplicação de estímulos, desconsiderando as pausas.
Frequência: número das unidades de treinamento por dia ou por semana, soma de sessões, não dias, de treinamento.
Weineck (1989) diz ainda que é necessário conhecer a particularidade de cada um dos componentes da carga, mas também, saber relacioná-los entre si para obter melhor desempenho.
São extremamente importantes porque os componentes da carga e suas relações (volume, densidade, intensidade, frequência e duração) influenciam diretamente no treinamento das capacidades físicas, quais sejam a: força, flexibilidade, resistência e velocidade.
Estes cinco componentes devem ser sempre considerados durante a elaboração do programa de treinamento, pois ao manipular um deles, provavelmente os outros poderão sofrer alterações, interferindo assim, no estímulo aplicado ao corpo e consequentemente na resposta adaptativa provocada por ele. Desta maneira, é fundamental o acompanhamento de um Educador Físico para conseguir identificar e interpretar como o treinamento deverá prosseguir.
Descreva especificamente os efeitos de cada componente:
Os efeitos de um treinamento não se devem unicamente aos aspectos quantitativos dos