trab
É possível identificar a presença do tempo cronológico, evidente na história que gira em torno de uma das personagens principais, Esmeralda. Quando se passam seus 15 anos desde que foi tirada de sua mãe. Este tempo é essencial para parte da criação do enredo da história. Podemos também identificar a passagem de tempo 3 anos após a morte de Quasímodo e Esmeralda, tempo esse, fundamental para o fundamento do desfecho do destino das personagens principais.
O tempo psicológico está presente nas afirmações de Gúdula, que afirma parecer ter sofrido há séculos na voraz busca por sua filha.
ESPAÇO:
A história se passa principalmente em Paris no século XV. Tendo O Pátio dos Milagres, A Catedral e a denominada Praça de Greve como "palcos" principais dos acontecimentos narrados. A Praça de Greve é palco da morte trágica de Esmeralda. A Catedral local onde residem Quasímodo e Cláudio Frollo, pode ser relacionada ao ofício tanto de Quasímodo que é o Sineiro, quanto de Frollo que é Padre. A catedral serviu também de abrigo para Esmeralda durante um certo período de tempo, sendo assim, palco de um dos principais episódios do livro: A Invasão dos vagabundos para resgatar Esmeralda. Já o Pátio dos Milagres é o local de encontro da população parisiense. No local também se passa o início da história.
FOCO NARRATIVO:
O narrador expõe seu ponto de vista em 3° pessoa, permitindo que ele faça uma "alternação" quanto aos episódios da história que não é contada em uma sequência, mas sim na sequência em que o autor escolhe.
O autor interfere diretamente com breves comentários. Dirigindo-se ao leitor e falando a respeito de alguns fatos narrados na história, permitindo uma melhor noção dos sentimentos ou estado de espírito do personagem ao leitor.