Trab
Detalhes
Escrito por Newton C Braga
Na lição anterior estudamos alguns divisores/contadores binários especiais capazes de fazer a divisão por qualquer módulo fixo ou programável. Vimos na ocasião que cada módulo permitia ter diversas configurações usando circuitos integrados comuns. Também estudamos divisores programáveis capazes de dividir uma frequência ou fazer a contagem em qualquer módulo, circuitos de grande utilidade em muitos projetos de Eletrônica Digital. Um elemento de grande importância nos projetos de equipamentos digitais é o registrador de deslocamento ou shiftregister.
Os shift- registers nada mais são do que o resultado da utilização de flip-flops de uma forma especial, eles são o tema desta lição. 11.1 - O QUE É UM REGISTRADOR DE DESLOCAMENTO
Um registrador de deslocamento ou “shift-register”, como também é chamado pelo termo em inglês, consiste num conjunto de flip-flops que podem ser interligados de diversas formas, como, por exemplo, as apresentadas na figura 1.
Fig. 1 - Registradores de deslocamento com flip-flops D e J-K.
Estes circuitos podem deslocar uma informação (bit) aplicada na entrada de uma posição a cada pulso de clock. Por exemplo, o bit 1 aplicado na entrada aparece na saída do primeiro flip-flop no primeiro pulso de clock, depois desloca-se, aparecendo na saída do segundo flip-flop no segundo pulso de clock e assim por diante, até aparecer na saída do final da sequência, figura 2.
Fig. 2 - Deslocamento dos bits pelos flip-flops do registrador.
Na configuração mostrada na figura 1 (a), cada flip-flop tipo D tem sua saída conectada à entrada do flip-flop seguinte e todos eles são controlados pelo mesmo CLOCK.
Para entender como funciona este circuito, vamos partir da situação inicial em que todos eles estejam desativados ou com suas saídas Q no nível baixo.
Inicialmente vamos aplicar à entrada de dados um nível alto (1).