TRAB VIOL NCIA CONTRA MULHER
ENFERMAGEM
MARCELA ANTÔNIA DO NASCIMENTO MORENO
VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER
Recife
2015
MARCELA ANTÔNIA DO NASCIMENTO MORENO
VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão na Faculdade
Orientador: WALDEMIR DE FRANÇA
Recife
2015
1 INTRODUÇÃO
Diariamente ocorrem manifestações de violência e brutalidade que a sociedade brasileira está a presenciar, somos expectadores e telespectadores de situações que nos levam a rever nossos conceitos, com o intuito de contribuir para o bem social do nosso país, Estado e município, esta atitude de irracionalidade contra a mulher é notícia nos jornais de todos os países que tem que conviver com grandes absurdos que nossas crianças, e idosos tendem a vivenciar, em muitos casos, observa-se a falta de políticas públicas e de assistências que visem abolir tal situação.
O drama da violência contra a mulher faz parte do cotidiano da cidade, do país e do mundo. É um fenômeno antigo silenciado ao longo da história. Tratado como algo natural, como se fosse inerente à condição humana, tem sido bastante banalizado e considerado como algo menor sem importância. No entanto, a erradicação da violência generalizada exige o fim da violência contra a mulher. Este é o primeiro tipo de violência com a qual o ser humano entra em contado desde o início de sua infância. É uma questão social e impõe-se a participação do público para sua prevenção. Neste trabalho, introduzimos o tema, de maneira prática e objetiva, para quem chegar a ler se descubra como agente fundamental no processo de eliminação contra a mulher, conhecida também como violência de gênero.
2 JUSTIFICATIVA
O silêncio e a invisibilidade são temas associados à violência. Experimentar situações de violência, especialmente quando esta é de natureza doméstica e/ou sexual, tem se mostrado vivência de