Trab Produtos Financeiros
Todo investidor busca a otimização de 03 aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.
Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crédito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento.
Existem várias opções de investimentos e aplicações financeiras no Brasil e eles são classificados subjetivamente como moderados, conservadores ou agressivos.
Veja abaixo as principais opções:
Imóveis
Investir no mercado imobiliário é uma opção bastante segura e considerada conservadora e costuma ser bastante rentável a longo prazo. O mercado de imóveis no Brasil vive um bom momento com lançamentos de muitos empreendimentos. Contudo é um investimento a longo prazo e deve-se tomar bastante cuidado na compra, como análise detalhada de documentação e possíveis fatores negativos no entorno do imóvel.
O bom momento do mercado imobiliário nacional tem despertado o apetite de investidores pelo setor. Com o cenário positivo, especialistas em finanças pessoais recomendam que o foco não fique somente no imóvel físico.
A indicação é que o investidor atente para opções que podem ser mais vantajosas.Entre elas estão os fundos imobiliários, as letras hipotecárias (LH) e as letras de crédito imobiliário (LCI)
Fundos imobiliários
Administrado por uma instituição financeira, o empreendimento imobiliário ou parte dele é construído com o dinheiro