trab mec sol
A estrutura de contenção escolhida para realização do trabalho, foi a do Hospital São João Batista, localizado no bairro São Geraldo em Volta Redonda.
Em junho de 2013, houve uma queda parcial do muro de contenção (muro de arrimo), do estacionamento de veículos dos funcionários do Hospital, o local foi interditado e o coordenador da defesa civil, Rubens Siqueira, avaliou que a manta, antes empregada na encosta, não era a mais indicada, o correto seria a cortina atirantada. Fonte: Diário do Vale.
2. Introdução
A cortina atirantada é um dos métodos mais modernos de contenção valendo-se de tirantes protendidos e chumbadores para dar sustentação ao terreno. Sua principal vantagem é a possibilidade de aplicação sem a necessidade de cortar nada além do necessário. Com essas, é possível vencer qualquer altura e situação. (LOTURCO, 1983).
Hospital são João Batista
O muro atirantado é como se fosse uma laje na vertical, de concreto armado que pode ser lançado ou projetado. Em geral, são compostos por tirantes injetados no solo, que são, compostos por fios ou cordoalhas de aço, podem ser protendidos na sua execução. Quando os tirantes são protendidos, são chamados de tirantes ativos. Quando não, são tirantes passivos. Os tirantes ativos aplicam uma força na estrutura de contenção contra o maciço. Os passivos, não, eles ficam esperando para que ocorra a solicitação deles. A drenagem pode ser feita por dreno lateral profundo (DHP) e por barbacãs, que constitui em tubos de PVC colocados dentro do solo, para evitar que haja retenção de água.
3. Execução
4. Análise da estrutura
5. Conclusão
6. Bibliografia
DIARIO DO VALE, site. < Http://www.diariodovale.com.br/noticias/4,75467-encosta%20de%20estacionamento%20do%20hsjb%20cede.html#axzz3dfxfc6h6 >.
EQUIPE DE OBRA, site. <