Trab Historia
Música e Propaganda que Rolavam Na 2ª Guerra Mundial
São José dos Campos
16 de abril de 2015
Lucas Espildora e Ronaldo Constantino
Música e Propaganda que Rolavam Na 2ª Guerra Mundial
Trabalho Bimestral apresentado para Escola Estadual Ensino Integral Prof. Nelson do Nascimento Monteiro, como forma de obtenção parcial de nota do 1 º bimestre.
Professora: Zuleika Stefânia Sabino Roque
Resumo
O objetivo do trabalho é apresentar aos alunos do 3 ano do ensino médio um pouco sobre a cultura musical e meios de propaganda da época, apresentando o que acontecia naquela época além das grandes guerras. Que foram: Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mas com o foco na Segunda Guerra Mundial.
Introdução
A sociedade quando pensa na 1ª e 2ª Guerra Mundial, apenas lembram da destruição, nazismo, discriminação de raças, bombas atômicas. É algo normal de se acontecer, pois estas guerras nos deixaram grandes marcas de terror em que o mundo inteiro testemunhou.
Mas além disso há o que acontecia naquela época sem ser as guerras, vamos falar um pouco sobre a música, nunca se perguntou o que um soldado ouvia? E também sobre as propagandas que convenciam os soldados a participarem da guerra, como será que eles estimulavam as pessoas a se alistarem? Iremos apresentar isso nesse trabalho.
A Música Na Segunda Guerra Mundial
Foi na década de 1940 que a música se tornou, de fato, um produto de consumo em massa. Tanto na Europa quanto nos EUA, o rádio foi o maior responsável pelo acesso do povo, mesmo nas camadas mais pobres, à música. Agora, a música feita em um canto do país podia ser ouvia no outro, bastando ligar o rádio. A música regional, em alguns locais, foi prejudicada. Mas isso é tema para outro artigo.
A música durante a Segunda Guerra Mundial tanto embalou e encorajou tropas no front, como acalentou