trab fisica
OBJETIVO GERAL
Estudar o lançamento horizontal de projéteis
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Coletar dados referentes ao lançamento horizontal de projéteis através do experimento realizado;
Fazer e interpretar os gráficos teóricos (com e sem energia de rotação) e experimental;
Comparar o movimento de lançamento nos dois casos estudados e identificar qual melhor explica os resultados experimentais.
PRÁTICA EXPERIMENTAL
MATERIAL EXPERIMENTAL
Régua;
Tripé;
Conjunto de mecânica arete II (plataforma e rampa de madeira com canaleta, onde serão efetuados os lançamentos);
Esfera metálica (objeto de lançamento);
Fio de prumo;
Papel seda;
Papel Carbono.
MONTAGEM EXPERIMENTAL
Primeiramente acoplou-se a haste ao tripé e, em seguida fixou-se na haste o Conjunto de mecânica arete II (plataforma e rampa de madeira com canaleta, onde serão efetuados os lançamentos), de modo que sistema ficasse idêntico ao esboço abaixo.
Após a montagem das partes, fixou-se duas folhas de papel seda na bancada com fita adesiva, de forma que ficassem próximas ao tripé. Para realizar a marcação do ponto de impacto da esfera sobre a mesa, usou-se o papel carbono sobre o papel seda.
Depois disso, engatou-se a extremidade do fio de prumo na rosca existente na extremidade da plataforma da rampa, esperou-se o fio se estabilizar e marcou-se no papel o ponto abaixo dele, que corresponde ao x0.
A medição da altura (h), em que a esfera foi lançada, foi dada pela soma da altura (h’), que corresponde a distância entre linha da base e a mesa, com a altura (h”), que corresponde as marcações na rampa. Com o auxilio da régua, mediu-se as alturas h’ e h0, onde a ultima é a altura entre o nível de saída da rampa e a mesa. Então anotou-se os valores como mostrado nas tabelas 1 e 2.
h’ = 472mm
h0 = 480mm
Tabela 1: Alturas
Para cada altura h” utilizada para largar a esfera, calculou-se uma altura h correspondente (h = h’+h”).
h” (mm)
h(mm)
10