trab emancipação
No séc XX, a evolução das sociedades industriais deixaram as mulheres em desvantagens em relação aos homens. Elas não possuiam os mesmos direitos trabalhistas.
Foi nessa época que surgiram os primeiros movimentos feministas, principalmente no Reino Unido e Estados Unidos. Mas as reinvindicações eram apenas trabalhistas e sociais. As mulheres ainda eram tratadas como propriedade de seus maridos. Havia também as sufragistas, que faziam campanha pelo direito do voto feminino.
Em 1911, houve um incendio numa fábrica de roupas femininas, matando cerca de 146 trabalhadores. Isso chamou a atenção da população pras condições péssimas de trabalho feminino.
(protesto/enterro após o incendio)
Os protestos feministas atuais geralmente são contra a violência e o abuso feminino.
(Ativistas do movimento feminista Bastardxs protestam contra o deputado Bolsonaro após sua menção ao estupro da ex-ministra de direitos humanos).
Um dos protestos recentes foi o “dia internacional da minissaia”, que foi comemorado junto ao dia internacional da mulher. Esse protesto foi criado pelo grupo “mulheres rodadas” do Rio de Janeiro, cujo objetivo era protestar contra o assédio que a população feminina sofre ao usar roupas curtas. No protesto, homens e mulheres saíram nas ruas vestindo minissaias.
O grupo “Mulheres Rodadas”, criador do protesto, é, na verdade, um bloco de carnaval objetivo de satirizar os comportamentos machistas da sociedade.