Trab Dirceu
“GOVERNADOR MÁRIO COVAS”
Pré História
Amabile Morais Alves, n°03, 1°Edificações Noturno
Prof. Dirceu Villa Verde
Mogi Guaçu, abril de 2015
Resumo
A arte Pré-Histórica existe bem antes das civilizações, sendo dividida em Paleolítico e Neolítico. No paleolítico os seres ainda eram bastante diferentes do atual, usando sua arte para se proteger e caçar, sendo nômades, já no neolítico, a inteligência começa a fazer parte da vida dos seres, usando utensílios para construir casas, e nesse mesmo período foi onde descobriram a existência do fogo. O trabalho aborda as palafitas, que eram casas construídas sobre lagos, rios, a fim de impedir ataques, no qual a água era a fonte de proteção.
1. Introdução
A história propriamente dita tem início com o surgimento das primeiras civilizações, ou seja, primeiras cidades, primeiros sistemas políticos, de escrita. Já a Pré-História corresponde ao período anterior às primeiras civilizações, apresentando elementos e aspectos que preparam o terreno para o posterior.
Os grupos de serem pré-históricos que se assemelhavam ao Homem atual se chamavam hominídeos. Os mais antigos tem sua presença na terra variando entre 5 e 4 milhões de anos e 3,9 e 3 milhões de anos. As feições e modos de comportamento desses eram bem menos versáteis que do gênero Homo que vira depois. De forma geral, os mesmo são classificados como caçadores, coletores, e basicamente, praticantes do nomadismo.
As ações desses hominídeos são divididas em duas fases, no qual são, o Paleolítico e o Neolítico.
2. Paleolítico
O período paleolítico é a Idade da Pedra Lascada, no qual os grupos humanos começaram a utilizar utensílios como chifres de animais ou de rochas para desenvolverem a caça e se protegerem de outros grupos nômades, formando objetos pontudos.
O paleolítico é dividido também em duas fases, Inferior e Superior. Sendo este onde florescem as primeiras estruturas sociais e onde os