trab de psicomotricidade
Juliana Lemes Alves
TRABALHO DE PSICOMOTRICIDADE
TEMA: O CORPO
O CORPO NA ESCOLA E NA VIDA-A educação corporal e seus efeitos no indivíduo.
(Maria Dulce dos Santos da Silva Silvio Luiz Indrusiak Weiss)
CURITIBA
2015
O corpo é o primeiro objeto sentido pela criança: bem estar e dor, mobilizações e deslocamentos, sensações visuais e auditivas.
Esse corpo é o meio da ação, do conhecimento e da relação. (VAYER, 1986)
O único contato da criança recém-nascida com o mundo é o corporal. Ela não abstrai, não enxerga bem, não compreende tudo que está à sua volta, não havendo indícios de que tenha conceitos mentais, e ainda não desenvolveu os processos cognitivos superiores.
Não sabe diferenciar as coisas mentalmente; mas fisicamente – através das sensações corporais – começa a conhecer o mundo: tocando, cheirando, colocando na boca, se lambuzando, chupando. Essas são as primeiras experiências que servirão para a sua vida inteira. Porque esse é o contato real com a vida.
É através do corpo que recebemos as informações sobre o que acontece fora e dentro de nós. Essa “informática” corporal serve como base para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. (IWANOWICZ, 1994)
Toda a aprendizagem, desde o início até o fim, passa pelo corpo. Ele não é apenas um detalhe nos processos de aprendizagem. É primordial. É o centro absoluto de onde tudo se irradia. O corpo é a origem de todo conhecimento.
Vayer (1986) afirma que é através do corpo que a criança percebe o mundo exterior, sendo com seu corpo que ela se relaciona com ele. O esquema corporal é o núcleo fundamental da personalidade; é a partir dele que são organizados todos os comportamentos, todas as condutas e todos os conhecimentos.
Esse mundo que envolve a criança é percebido pela sensorialidade. Sensações, percepções e ações constituem um ciclo que se desenvolve, se enriquece, se organiza, se estrutura para constituir a personalidade.