Trab De Perio
É uma condição inflamatória e destrutiva, caracterizada pela ulceração e necrose das papilas gengivais. As úlceras são cobertas por uma camada branco-amarelada composta basicamente por fibrina e tecido necrótico. Inicialmente, as lesões necróticas são raras e pequenas, e a dor é moderada. As primeiras lesões geralmente surgem nas interproximais da região anterior da mandíbula. Em estágios avançados, as lesões são dolorosas, e pode haver sangramento espontâneo. Vale ressaltar que neste estágio pode ter comprometimento do ligamento e do osso alveolar, levando à perda de inserção. O diagnóstico neste estágio passa a ser de periodontite ulcerativa necrosante (PUN).
Os portadores de GUN e PUN são geralmente adultos jovens com higiene bucal deficiente. Algumas outras características podem ser detectadas, tais como halitose, intumescimento dos nódulos linfáticos regionais (principalmente em casos mais graves) e, eventualmente, elevação moderada da temperatura corporal. O uso de tabaco, álcool e estresse psicológico também são considerados fatores de risco para estas doenças.
O objetivo do tratamento da fase aguda é eliminar a atividade de doença caracterizada pela evolução da necrose tecidual. Na primeira consulta, é realizada raspagem e polimento para remoção de biofilme e cálculo de acordo com a tolerância do paciente à dor. Na fase inicial, os pacientes são instruídos a utilizar antissépticos bucais como coadjuvantes do controle mecânico e clorexidina 0,12% duas vezes ao dia. Em situações onde há comprometimento sistêmico, o uso complementar de antibióticos sistêmicos pode ser preconizado. O tratamento adequado minimiza os sintomas em alguns dias. Uma vez cronificado o processo, os procedimentos de raspagem, orientação e motivação de higiene bucal devem ser intensificados, visando o tratamento da gengivite ou periodontite. Nas áreas onde permanecerem crateras gengivais, podemos optar por cirurgia para corrigir a morfologia do