trab de ipt
A partir dos vídeos assistidos em aula, é perceptível a todos a complexidade de vida do ser humano. Por se tratar de um ser evoluído e pensante, ele desenvolve centenas de reações á sentimentos e momentos vividos, como medo, angústia, dor, raiva, felicidade, alegria, entusiasmo entre outros.
Diante de um estímulo o ser humano reage de acordo com a circunstância e intensidade, podemos identificar os três tempos da emoção: o sentir, o expressar verbal e o atuar corporal.
O sentir: é um processo intrapsíquico, todo ser humano nasce com a capacidade de sentir, seja ele homem ou mulher.
O expressar verbal: é traduzir a emoção em palavras, o grande diferencial do homem em relação aos diversos animais. As palavras são símbolos mentais, tem o poder de curar se expressada de modo adequado, e poder de ferir e adoecer se expressada de modo inadequado.
O atuar corporal: é a expressão corporal das emoções e como ela é exprimida através da linguagem corporal. A energia da emoção se espalha por todo o corpo, atingindo determinados setores e que ao alcançar nossos músculos, as emoções produzem diversos movimentos, finais ou não finais, repentino ou calmante, aproximativos ou separativos e espontâneas ou provocativas.
Por exemplo, o obstáculo causa raiva que gera agressão, superação ou defesa e a conquista causa alegria e gera aproximação.
Budismo/ Fábio Assunção:
As quatro nobres verdades são os principais ensinamentos da doutrina do budismo.
1ª nobre verdade Dukkha – A realidade do sofrimento: Apesar de Buda não ser pessimista, a ideia de sofrimento nos remete o sentido oposto se traduzido de maneira literal. Buda viu que a vida que vivemos tipicamente é insatisfatória e cheia de inseguranças, por isso afirmava em sua primeira nobre verdade que mesmo em momentos de extrema felicidade, ela poderia se tornar causa de um futuro sofrimento. O significado real é dito por Buda como: A vida no estado que se encontra, está deslocada porque provavelmente algo saiu