TRAB DE INGLES
A Engenharia Biomédica surgiu como curso de graduação há poucos anos e já assumiu um lugar de destaque dentre os cursos de Engenharia, tendo em vista a grande necessidade de utilizar a tecnologia em prol da Medicina, buscando soluções eficazes nos diagnósticos e na prevenção de problemas de saúde.
O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e forma profissionais capacitados a analisar, propor, projetar e desenvolver equipamentos e programas de computador que auxiliem e deem mais segurança aos profissionais da área da saúde no diagnóstico e tratamento de doenças
A profissão
O profissional formado no curso de Engenharia Biomédica recebe o nome de Engenheiro Biomédico e pode atuar de diversas maneiras, unindo o conhecimento técnico da engenharia ao conhecimento na área da saúde no desenvolvimento e na estruturação de equipamentos para auxiliar no diagnóstico e na prevenção de doenças.
Atua também prestando consultoria em clínicas e centros de saúde. Podem ingressar ainda no setor de desenvolvimento de próteses e na área de Imagiologia médica como a Radiografia, Tomografia, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, entre outros.
Utiliza-se de conhecimentos em eletrônica e informática no desenvolvimento de software para tornar os diagnósticos mais eficazes, auxiliando assim no tratamento em clínicas médicas, hospitais e consultórios. Pode atuar também em pesquisas científicas para propor soluções ainda melhores na utilização da tecnologia.
Mercado de Trabalho
A profissão de Engenharia Biomédica é regulamentada desde 2008 e para exercê-la é obrigatório possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e obter registro profissional no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia