Trab De Forragem
PRINCIPAIS ESPÉCIES E CULTIVARES DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO
GÊNERO BRACHIARIA (UROCHLOA)
CAPIM (Brachiaria Decumbens )Stapf.
Classificada como gramínea perene, que possui grande capacidade de se alastrar pelos rizomas e raízes adventícias dos nos inferiores dos colmos. Formando uma densa vegetação de 60 a 70 cm de altura. Originaria da África adapta-se em ampla faixa climática, com precipitações de 800 a 1500 mm, anuais muito resistentes à seca, mantem-se verde no período seco. Resiste muito bem ao frio, fogo, pisoteio e umidade excessiva. Não é exigente em fertilidade, e adapta-se a maioria dos solos.
O plantio pode ser feito através de mudas ou sementes, bastante agressiva essa forrageira ocupa rapidamente o terreno impedindo o processo de erosão, por essa razão tem sido a gramínea preferida para formar pastagens em terrenos mais declivosos. Formando densa camada de forragem nutritiva e palatável. Suporta pastejo pesado, proporcionando lotação para 2 a 3 unidades animais por ha. Os animais deveram entrar quando o pasto estiver entre 30 e 40 cm de altura e sair quando estiver com 10 a 5 cm. O período de descanso entre 30 e 35 dias é muito importante para a recuperação da pastagem. O rendimento de massa verde por hectare atinge em media 50 a 60 toneladas por ha.
Sua composição bromatológica é dividida da seguinte forma:
Elementos
Na mat. Seca (%)
Matéria seca
Proteína bruta
Fibra bruta
Extrato etério
Mat. Mineral
Extr. Não nitrogenado
100,0
4,1
34,5
3,0
7,5
50,9
FONTE: I.Z. – Nova Odessa – SP
CAPIM (Brachiaria humidicola) (hendle) Schw.
E também conhecida como capim agulha, quicuiu da Amazônia e brachiaria espetudinha, devido ao posicionamento mais vertical e consistência de suas folhas, e conquistou a preferencia de muitos pecuaristas pelas qualidades que possui. Origem africana, perene, ereta, perfilha intensamente ocupando todo o terreno, com a densa vegetação verde escura chegando a um metro de altura. Emite