Trab de filosofia
CURSO DE PEDAGOGIA
Glaucia Batista de Souza
ASPECTOS HISTÓRICOS DA FILOSOFIA DO
DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET
GOIÂNIA
2012
FACULDADE PADRÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Érica Christiny Queiroz
Glaucia Batista de Souza
ASPECTOS HISTÓRICOS DA FILOSOFIA DO
DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET
GOIÂNIA
2012
1- Aspectos históricos da Filosofia do desenvolvimento de Jean Piaget
Compreender os aspectos centrais em torno dos quais se articula a perspectiva epistemológica de Piaget, é um processo no qual abordaremos seu pensamento liberal e sua independência de espírito. Piaget, nasceu em Neuchâtel, uma pequena cidade da Suiça, em 9 de outubro de 1896. Desde a escola primária, ele mostrou-se um excelente aluno. E se destacou como naturalista precose. Em 1915, Piaget se inscreveu na Faculdade de Ciências e obteve em 1917 o prêmio “Leon Du Pasquier”, com seu trabalho intitulado “Realismo e nominalismo segundo à Ciência da vida”. Depois apresentou seu doutorado em filosofia. Participou de várias pesquisas de psicologia infantil evidenciando na criança o caráter egocêntrico do pensamento e uma socialização progressiva que leva ao pensamento lógico e objetivo. – “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras.”(PIAGET, 1931, p. 429).
O estudo do desenvolvimento humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual , afetivo emocional e social, do nascimento a idade adulta, atingem seu mais completo grau de maturidade e estabilidade, Piaget, destacou-se pela sua produção contínua de pesquisas pelo rigor científico e pelas suas implicações práticas. Tornou-se co-diretor do instituto Jean Jacques Rosseau em 1932. – “ O objeto nunca se deixa compreender totalmente.” (Piaget, 1935, p.430).
Jean Piaget faleceu em 1980, aos 84 anos de idade, foi antes de tudo um epistemólogo, biólogo de formação. O seu pensamento educativo referia-se