Trab De Economia
Tec em Recursos Humanos - Economia Polo: Uberaba - 1º Semestre
A justificativa que melhor se encaixa nas duas crises é a primeira.
O mercado livre, que permite especulação e a flutuação dos preços, porque nos dois casos foi muita produção para pouca demanda, muito empréstimo sem garantia…
A liberdade no mercado dos dois casos, provocaram movimentos de especulações que provocaram bolhas.
Houve grande liquidez (grande liberação de recursos financeiros), o que no primeiro momento, aumentou muito o ritimo da produção, da economia e principalmente do valor dos bens.
De um lado, se emprestou muito dinheiro para quem não conseguiu pagar e do outro, se produziu demais e não tinha demanda.
Então nos dois casos, a total liberdade do mercado, fez com que se perdesse o controle em determinado momento, afetando directamente a economia e o mercado.
Por isso é importante que haja um misto de liberdade no mercado, com controle do governo, pra que quando a situação começar a querer fugir do controle, o governo possa intervir e dessa forma possa pelo menos minimizar as ocorrências fazendo com que tenha pelo menos um equilíbrio.
E essa intervenção por parte do governo, poderia ser aumentendo a taxa de juros, uma vez que se aumenta a taxa de juros, esfria a impulsão de pegar o empréstimo.
Quanto mais baixa a taxa, mais a estimulação por parte do governo.
Com fácil acesso para financiamentos e empréstimos, a população vai cada vez mais recorrer aos bancos para aproveitar o fácil acesso e a menor taxa de juros, porem lá na frente, ela vai encontrar dificuldades para pagar, uma vez que ela não consegue pagar, ela vai quebrando os bancos e criando bolhas em toda a economia.