Trab de clinica 2 chamada
Centro de Ciências Agrárias
Curso de Medicina Veterinária
Disciplina: Clinica de Pequenos Animais
Docente: Msc Vicente Ferrer
Sinais: Febre e Vômito
SÃO LUÍS
2015
1
Joanna Jessica Sousa Albuquerque 1351124
Febre e Vômito
Trabalho apresentado à disciplina de Clinica de Pequenos Animais do Curso de Medicina
Veterinária da Universidade Estadual do
Maranhão- UEMA, como requisito para obtenção de parte da 1ª avaliação.
São Luís
2014
2
1. INTRODUÇÃO
A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “ato de sentir dor”. A OMS classifica doença como uma ausência de saúde, enquanto o ministério da saúde conceitua doença como uma alteração ou desvio do estado de equilíbrio de um indivíduo com o meio ambiente. A doença tende a alterar a homeostase.
A OMS disponibiliza para a sociedade a Classificação Estatística Internacional de Doenças e
Problemas Relacionados à Saúde(CID), onde se tem acesso à classificação das doenças e à grande variedade de sinais, sintomas, aspectos e queixas, além de causas externas para ferimentos e doenças.
As doenças vem acompanhadas de sintomas e sinais, que dão ao profissional um direcionamento para o diagnóstico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, sinais e sintomas são coisas diferentes, onde sintoma é algo subjetivo ao paciente, sendo algo que ele sente, e depende que o doente diga. Desta forma, pode-se concluir que não há sintomas na medicina veterinária. Sinal, por outro lado, é tudo o que o médico observa a partir do exame clínico do paciente, sendo portanto dados mais objetivos.
A febre e o vômito são sinais comuns em diversas doenças, sendo portanto de grande importância conhece-los para que desta forma se possa encontrar a melhor forma de estabilizalos de modo a oferecer ao paciente alguma melhora, enquanto se busca a causa destes sinais.
2. VÔMITO
Vomito é um sintoma causado por uma variedade de condições (de gastrites e envenenamentos à tumores cerebrais). É um reflexo