Trab De Biologia 2015
De acordo com Primazzi, a limpeza superficial das praias deve terminar até quarta-feira (10), mas o trabalho nas encostas e costões deve demorar mais tempo. O prefeito estima um período de pelo menos mais 15 dias.
"A questão ambiental necessita de avaliação profunda. Com certeza foi afetada sim, mas a dimensão disso tudo só vamos saber nos próximos dias. Resta agora o que vai ficar para ser feito e que precisa ser recuperado a longo prazo: a questão do ecossistema, encostas, limpeza de pedras, tudo deve ser feito no decorrer do tempo", explicou.
Mesmo ainda sem ter dimensão dos danos causados, o prefeito afirmou que o vazamento traz inúmeros prejuízos para a cidade. "Por um período vai afastar o frequentador da praia, gera prejuizo no comércio local. Tivemos contato com os pescadores para saber do impacto desse óleo no dia-a-dia deles e já converso com a Transpetro para fazer uma compensação a esses pescadores", disse.
Para o secretário de Meio Ambiente da cidade, Eduardo Hipólito, o vazamento traz consequências graves para São Sebastião. "É um acidente de natureza gravíssima, vários ecossistemas costeiros foram atingidos. Você tem um efeito cascata no meio ambiente, então é muito grave o que aconteceu", afirmou. Hipólito ainda classificou o acidente como o "mais grave nos últimos dez anos".
A Transpetro também não informou a prefeitura sobre a quantidade de combustível que chegou a vazar do píer, mas trata-se de um óleo utilizado para a caldeira de navio. "Ele tem uma composição muito parecida com a capa asfáltica, tem um cheiro muito forte e tem uma dispersão