Trab. contabilidade
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – DTCS
CAMPUS III – JUAZEIRO - BA
COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO
DIREITO ambiental
Juazeiro
2011
INAÊ LIMA CARVALHO DOS SANTOS
KATIANE AMORIM COELHO
LARA PALITOT SANTANA
POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS
Trabalho apresentado pelas discentes acima ao Curso de Direito como avaliação parcial da disciplina Direito Ambiental da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, orientadas pelo Prof. Tilemon Gonçalves dos Santos.
Juazeiro
2011
INTRODUÇÃO
Em meio à tamanha degradação ambiental fruto do desmesurado esgotamento dos recursos naturais, necessário se faz que analisemos o atual modelo produtivo agrícola que acaba por tornar-se nocivo para o meio ambiente e consequentemente para toda a população. Não entraremos no julgamento do paradigma capitalista que busca um crescimento ilimitado a partir de recursos claramente finitos, mas nos ateremos aos prejuízos causados pela utilização dos agrotóxicos na esfera ambiental.
A agricultura, que deveria ser o principal dos fatores de saúde do homem, é hoje um dos principais fatores de poluição, uma das formas insidiosas de poluição. O leigo vê a fumaça que sai das chaminés, dos escapes dos carros, vê a sujeira lançada nos rios. Mas, quando compramos uma linda maçã na fruteira da esquina, mal sabemos que esta fruta recebeu mais de trinta banhos de veneno no pomar e, quando entrou no frigorífico, foi mergulhada em um caldo de mais outro veneno. Alguns dos venenos são sistêmicos. Quer dizer, eles penetram e circulam na seiva da planta para melhor atingir os insetos que se alimentam sugando a seiva. Não adianta lavar a fruta.
POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS
1- Os Agrotóxicos
Os