trab botanica
Ana Karolina Lobo Pereira.
Carina Serrão Cunha
Mara Juliana Sena Gonçalves.
.
Botânica
Belém – pa
2015
Ana Karolina Lobo Pereira.
Carina Serrão Cunha.
Mara Juliana Sena Gonçalves.
botânica
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Biologia III, no curso de telecomunicações, no Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Estado do Pará.
Profa. Jedna.
Belém – pa
2015
Botânica
A botânica é um ramo da biologia que estuda a fisiologia e a morfologia das plantas, dos fungos e das algas. É uma disciplina que apresenta subdivisões para ser mais bem estudada, assim sendo, podemos classificá-la em:
Botânica descritiva: ramo da botânica que tem como principal meio de pesquisa a observação. As linhas de pesquisa das áreas de morfologia, botânica sistemática (ramo da botânica que classifica os vegetais), fitogeografia, taxonomia vegetal, paleoecologia são algumas subáreas da botânica descritiva.
Botânica aplicada: é o ramo da botânica que estuda as plantas de acordo com as relações que os homens estabelecem com elas, como a botânica farmacêutica (uso de plantas medicinais pelos homens), botânica agrícola (uso das plantas na agricultura), fitopatologia (estuda as doenças que acometem as plantas úteis aos homens), interação de microrganismos com a planta, polinização, cultura de tecidos etc.
Botânica experimental: ramo da botânica que utiliza a experimentação como principal forma de pesquisa. A fisiologia vegetal é a linha de pesquisa da botânica experimental mais importante, que pode se subdividir em ramos mais especializados como a reprodução vegetal, ecofisiologia vegetal, nutrição e crescimento vegetal entre outras.
Por ser uma área muito ampla, a botânica tem inúmeras linhas de pesquisa que se encaixam nas subdivisões mencionadas acima. O estudo de todas as características desses organismos é imprescindível, pois a importância deles