Trab Arte
A música medieval, nascera com as primeiras manifestações artísticas de uma nova cultura, fundamentada na síntese das sociedades romana e germânica, ambas articuladas pela igreja. A crise dessas sociedades marcara também o declínio da música medieval. Este período é marcado pela estrutura modal praticada nas himnodias e salmodias, no canto gregoriano, nos organuns polifônicos, nas composições polifônicas da escola de Notre-Dame, na Ars Antiqua e Ars Nova e ainda na música dos trovadores e troveiros.
* Música Modal
Caracteriza -se pela importância dada às combinações entre as notas e a seus resultados sonoros particulares. O fundamento da música modal é a composição melódica, seja ela monofônica (uma única melodia) ou polifônica (mais de uma melodia, simultâneas).
* Himnodias e Salmodias
A música erudita no ocidente começa com a proliferacao das comunidades cristãs. Suas fontes são a música judaica (os Salmos) e a música helênica, sobrevivente na antiga Roma. As principais formas são as salmodias, realizadas através de cantos de Salmos ou parte de Salmos da Bíblia, e as himnodias, são cantos realizados sobre textos novos, cantados numa única linha melódica, sem acompanhamento.
* Monodia gregoriana Com a rápida expansão do cristianismo, é unificada a prática litúrgica romana no século VI, com isso o Papa Gregório I institucionaliza o canto gregoriano, que se torna modelo para a Europa católica. A notação musical sofre transformações, e os neumas são substituídos pelo sistema de notação com linhas. No seculo IX o monge italiano Guido d'Arezzo sugere o uso de uma pauta de quatro linhas, deve-se também a ele a utilização da nomenclatura as notas musicais: ut (futuramente chamada "dó"), ré, mi, fá, sol, lá, si.
* Música Polifônica
Os sistemas de notação impulsionam a música polifônica. É designado organum paralelo e no século XII cede espaço ao organum polifônico, no qual as vozes não são mais paralelas e sim independentes uma