TRAB ANTROPOLOGIA
NATASHA HAYASHI 14117022
QUESTAO 1.
a) Paradigma é o conceito das ciências e da epistemologia, que define um exemplo típico. Já o novo paradigma é uma visão de mundo e de vida nova que apaga o paradigma “clássico”, fundado na reflexão sobre a sociedade nacional.
Nesta fase os protagonistas desse paradigma conduzem uma luta apaixonada contra todas as formas de dogmatismo e de autoridade.
b) Mudança de paradigmas é a revolução científica, um período que gera um novo olhar sobre o mundo.
O desenvolvimento da ciência levou a descobertas e desenvolvimentos inestimáveis. Mas com as descobertas no nível sub-atômico envolvendo o Princípio da Incerteza de Heinseberg e a não-localidade de Alain Aspect e as descobertas no nível macro com a Teoria da Relatividade de Einsten colocaram o próprio método científico em xeque.
Uma troca de paradígma carrega consigo também fatores sociais, políticos epessoais, pois caso contrário não haverá a necessidade da substituição de um por outro.
c) Hoje em dia, o novo jeito de se comunicar, e as mudanças que vem ocorrendo com o novo paradigma social, as ferramentas de comunicação que compõe uma grande parte do método de passagem de informações. Os principais meios (mídia, mensagem e linguagem), foram associados o sentido anômalo, a função de cada um foi inserida a particularidade fluida, logo, intitulado por apresentar a habilidade de se adaptar e de amolgar para a melhor adequação as diferentes circunstâncias e usos.
Nos tempos contemporâneos, a linguagem não possui sua resistência passada, mas está dentro de um espaço virtual e digital, do qual pode ser editado e manipulado sem dificuldades, logo, tudo pode ser duvidoso. A mensagem a ser transmitida, assim como a mídia, tem sua característica formal e interativa, havendo um circuito de ida e volta. Sua característica multimidiática, é o que distingue esse elemento no novo paradigma, sendo que, a mensagem tem diversas possibilidades e vias que possa ser levada ao