Trab administração
[pic]
HISTÓRIA
2001
FUNDAÇÃO GOL
A história de sucesso da GOL começou no dia 1º de agosto de 2000 com a assinatura do contrato social da GOL Transportes Aéreos Ltda. A primeira companhia aérea brasileira do século XX já nasceu quebrando paradigmas: foi a primeira empresa aérea a implantar no Brasil – e de forma bem-sucedida – o modelo de gestão low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa), que elimina excessos e oferece preços acessíveis a seus passageiros, sempre priorizando a segurança das operações e a qualidade dos serviços.
A escolha do nome foi rápida e simples, alinhada ao perfil da empresa que se queria criar: é monossilábico, fácil de memorizar, forte e, acima de tudo, brasileiro. GOL significa sucesso, conquista, alegria, vitória e possui a mesma pronúncia em qualquer lugar do país e do mundo. A nova companhia recebeu autorização jurídica do antigo DAC (Departamento de Aviação Civil), que regulava o setor de aviação comercial no país, em 18 de agosto de 2000 e o CHETA (Certificado de Homologação de Empresas de Transporte Aéreo) no dia 8 de dezembro de 2000.
Lançamento da GOL no mercado
A estreia da companhia aconteceu no dia 5 de janeiro, com evento realizado no hotel Hilton, em São Paulo. A cerimônia foi transmitida via satélite, simultaneamente, para as sete cidades onde a GOL iniciou suas atividades. Participaram o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior, e os principais executivos.
AS DECOLAGENS
PR-GOE decolou do Aeroporto de Brasília (BSB) para Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (CGH), com clientes e convidados a bordo. Quase no mesmo horário, outro Boeing 737-700, de matrícula PR-GOL, decolou do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG) para o mesmo aeroporto em São Paulo (CGH). Foi dessa maneira, ganhando altura e tomando a rota para Congonhas, que essas duas aeronaves começaram a escrever a história de sucesso da GOL.
CHEGADA DA SÉTIMA AERONAVE