Traalho Higiene Industrial
Higiene industrial, também chamada de higiene ocupacional, é uma ciência de caráter prevencionista que visa a antecipação, reconhecimento e controle dos riscos ambientais presentes e originados nos ambientes de trabalho. Se destina a controlar os riscos ambientais que possam afetar a saúde do trabalhador.
ETAPAS DA HIGIENE INDUSTRIAL
1 - Identificação
Antecipação - visa reconhecer os riscos que podem ocorrer no ambiente de trabalho e das medidas preventivas antes que se inicie as atividades, procurando alternativas de eliminação ou neutralização dos riscos potenciais.
Reconhecimento - é realizado o levantamento das informações sobre o ambiente de trabalho para que assim se identifique os agentes já existentes, os riscos associados a eles e as medidas de controle e prevenção. Nessa fase é importante que se conheça o trabalho realizado pelos funcionários para que sejam aplicadas medidas corretas de proteção e exige um conhecimento extenso e cuidadoso
2 - Avaliação
Se destina a avaliar os riscos existentes para que seja estipulado um limite de tolerância a fim de verificar se a exposição a qual o trabalhador está se encontra acima dos limites, dependendo de quantas vezes e do tempo em que ele está exposto. Na avaliação quantitativa é possível medir o agente agressor através de instrumentos de medição, enquanto na avaliação qualitativa é possível reconhecer e identificar os agentes existentes no local porém não consegue estabelecer um valor. Uma vez feito a avaliação qualitativa é possível estabelecer parâmetros para que seja realizada a avaliação quantitativa.
3 - Controle
É a seleção de medidas e ações que eliminam, neutralizam e controlam os riscos a um nível que é aceitável e que preserve a saúde e integridade do trabalhador. As medidas de controle são:
Controle coletivo – São controles feitos na melhoria dos processos e no ambiente de trabalho, como substituir uma substância tóxica por outra menos lesiva ou instalar