traabalho de quimica
SOLUÇÕES
Açailândia,
2014.
RAYANE BRITO MILHOMEM
SOLUÇÕES
Açailândia,
2014.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Sendo o soluto a parte em menor quantidade que se encontra dissolvida no solvente, que geralmente encontra-se maior quantidade.
No nosso cotidiano as soluções liquidas são as mais familiares, sendo utilizadas na maioria dos experimentos realizados no laboratório, portanto é de fundamental importância, saber prepara-las corretamente. Muitos experimentos exigem soluções de concentrações bem definidas, expressas quantitativamente em percentagem, molaridade, normalidade, etc.
Ao preparar essas soluções é necessário que sejamos bastante cuidadosos quanto aos cálculos, pesagem, medidas de volumes e técnicas. No caso de precisarmos preparar uma solução de ácido, devemos lembrar, de modo a evitar acidente, que a técnica manda:
Verter o ácido vagarosamente sobre á água e nunca ao contrário. Devemos lembrar que se o ácido for volátil, deverá ser pipetado com auxílio de uma pera de borracha.
No caso das soluções alcalinas,estas devem ser armazenadas em frascos plásticos, pois as base ataca o vidro (forma silicatos).
Soluções de sais de prata devem ser armazenadas em frascos âmbar e a baixa temperatura, uma vez que estas se decompõem na presença da luz e calor.
Texto extraído do roteiro de aula experimental, ministrada pelo Prof° M.Sc. Cássio Dias.
2. MATERIAIS E REAGENTES
Béquer 100 mL
Béquer 150 mL
Pipeta graduada 10 mL
Balão volumétrico 250 mL
Balão volumétrico 100 mL
Balão volumétrico 50 mL
Vidro de relógio
Bastões de vidro
Etiquetas
Frascos para armazenar soluções
Espátula
Balança analítica
Água destilada
Ácido Sulfúrico PA
Ácido Clorídrico PA