Tra
UNIDADE DE CHAPECÓ
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RICARDO TRAMONTINA
SÍNTESE INDIVIDUAL
MUDANÇAS NO TRABALHO E NAS ORGANIZAÇÕES
Podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo prédeterminado através da afectação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar.
Uma organização no ponto de vista do professor existe apenas formal, formalidade, impessoalidade, especialização, trabalho combinado (2 ou mais pessoas), coordenação, produtividade e eficácia , objetivo, lucro ou não, ramos de atividade. Em relação ao lugar que a organização ocupa na sociedade, são as organizações que norteiam o cotidiano das pessoas, tudo é voltado para as organizações, desde ao Estado até a organização familiar, exercendo influencia direta na formação do ser humano.
Ninguém vive sozinho, uns precisam dos outros para evolução na sociedade, a organização necessita de pessoas para trabalhar, e também pessoas que consumam seus produtos e serviços, formando um sistema de ligação entre a sociedade e as organizações. Observando as figuras apresentadas em sala de aula, podese ter uma idéia de como são as organizações:
Figura 1 Maquina, produtividade, padronização, constância, impessoalidade.
Metáfora da maquina, dura se a engrenagem não funciona o sistema para, idéia de
Taylor.
Figura 2 – O cérebro é uma maquina, que da sentido, é livre para tomar decisão, inteligência, capacidade de aceitar e viver mudanças, se desenvolver.
Figura 3