Tra Os E Tipos De Personalidade
O que faz de si quem você é? Você provavelmente tem alguma ideia do seu próprio tipo de personalidade - você é efusivo ou reservado, sensível ou casca-grossa?
Os psicólogos que tentam desvendar a ciência de quem somos definem a personalidade como tratando-se das diferenças individuais na forma como as pessoas tendem a pensar, sentir e até comportar-se.
Há muitas maneiras de medir a personalidade, mas os psicólogos têm na sua maioria desistido de tentar dividir a humanidade em tipos perfeitos. Em vez disso, eles concentram-se em traços de personalidade. A teoria mais aceite dessas características é a dos Big Five:
Abertura à experiência
Consciência
Extroversão
Socialização
Neuroticismo
Os Big Five são os ingredientes que compõem a personalidade de cada indivíduo. Uma pessoa pode ter uma pitada de abertura, alguma consciência, uma quantidade média de extroversão, socialização em abundância e quase nenhum neuroticismo.
Ou alguém pode ser desagradável, neurótico, introvertido, consciente e dificilmente aberto a todos. Aqui está o significado de cada característica:
Abertura à experiência
As pessoas são ricos em abertura à experiência gostam de aventura, são curiosas e apreciam a arte, imaginação e coisas novas. O lema do indivíduo aberto pode ser "A variedade é o tempero da vida". Pessoas baixas em abertura são exatamente o oposto: preferem ficar com os seus hábitos, evitar novas experiências e, provavelmente, não são os mais aventureiros.
Alterar a personalidade é geralmente considerado um processo difícil, mas a abertura é um traço de personalidade que tem mostrado estar sujeito a alterações na idade adulta. Num estudo de 2011, as pessoas que tomaram psilocibina ou "cogumelos mágicos", tornavam-se mais abertas. O efeito durou pelo menos um ano, o que sugere que pode ser permanente.
Consciência
As pessoas que são conscientes são organizadas e têm um forte senso de dever. Elas são confiáveis,