TR THAY 5 SEM 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A importância da Contabilidade Industrial na atualidade 5
2.2 Sistema de acumulação de Custos 6
2.2.1. Diferença entre Custeio por absorção e Custeio Variável 7
2.2.2 A definição dos Custos indiretos de fabricação 8
2.2.3 Unidades equivalentes de produção 9
2.2.4 Produtos acabados de Produtos em Processo 10
2.2.5. Preço de venda com base nos custos 11
2.2.6. Tributos 11
3.1 Margem de Contribuição e ponto de Equilibrio 12
3.2 Sistema de Informação Integrado 12
3.3 Contabilidade Gerencial 13
4 CONCLUSÃO 14
5 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
As organizações industriais dentro de suas atribuições administrativas precisam obter e coordenar informações sobre estimativas de vendas, capacidade financeira, estoques, prazos de entrega e custos de fabricação. Estas informações são subsídios fundamentais para a elaboração de um planejamento da produção que possa explorar as potencialidades disponíveis no mercado.
A Contabilidade de Custos desenvolveu-se a partir da Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas e da produção em grande escala. Nos dias atuais com a competição tornando-se globalizada, as empresas estão correndo em busca de inovações tecnológicas que garantam a elevação do nível da qualidade dos produtos.
A Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, também observa o resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivos.
O sistema de custos é apontado como uma ferramenta capaz de oferecer informações relativas à estrutura de custos, principalmente, em organizações industriais. Estes segmentos são marcados pela complexidade na gestão destes.
Quando se refere às informações sobre custos, Atkinson (2008, p. 125) comenta que: “Os cálculos de custo do produto influenciam a maioria das decisões dos preços e do mix dos produtos”. Esta afirmação denota que